[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Muito mais que presentear (claro que isso é bom e elas ficam felizes!), o Dia das Mães é uma ótima oportunidade de ficar próximo àquela que te deu a vida, se preocupa com você independentemente da sua idade, reza para todos os anjos te protegerem dos perigos e está ao seu lado nas vitórias e nas derrotas, ou seja, pode ser considerado o seu porto seguro!
Segundo relatos históricos, os rituais e festivais sobre as figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade começaram na Idade Antiga. Os gregos, por exemplo, prestavam homenagens e ofereciam presentes à deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração que durava cerca de 3 dias, em homenagem à Cibele, mãe dos deuses. Já na Idade Média, as referências alusivas à figura da Mãe ganharam destaque no simbolismo judaico-cristão, com Eva e Maria.
Mas como foi definido que o Dia das Mães deveria ser comemorado no segundo domingo de maio, inclusive em vários países? Nos Estados Unidos, por exemplo, o surgimento da data relaciona-se à figura de Anne Jarvis, que perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, na Virgínia Ocidental. Ann tinha sido um exemplo de mulher, graças aos serviços comunitários prestados durante a Guerra Civil Americana.
Para tentar amenizar a dor e o sofrimento, Anne e outras moças, ligadas à Igreja Metodista da cidade, decidiram organizar um dia especial para homenagear todas as mães vivas e mortas e ensinar as crianças sobre a importância da figura materna. Então, elas fizeram um culto no dia 10 de maio de 1908 que ganhou repercussão junto aos líderes locais e ao governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock. Posteriormente, Glasscock definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de homenagem às mães.
Após a propagação da data na Virgínia Ocidental, a celebração foi adotada em outros estados e, em 1914, ganhou caráter nacional, proposto pelo presidente à época, Woodrow Wilson. A sugestão foi da própria Anna Jarvis, internacionalmente conhecida como patrona do Dia das Mães.
Por aqui, a primeira comemoração do Dia das Mães aconteceu em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Outras celebrações ocorreram em vários lugares, geralmente organizadas por instituições religiosas. No entanto, somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, é que se adotou o segundo domingo de maio como a data oficial para homenagear as mães.
O escritório Henrique & Gaspar Sociedade de Advogados deseja que todas as mães tenham direito de amamentar, educar, sustentar e criar os seus filhos num país com oportunidades a todos. Parabéns, mamães pelo seu dia!
Fonte: Imagem gentilmente cedida por Renata Viola e produzida por Celso Yokota.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]