18 de Agosto: Dia do Estagiário

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Confere as publicações referentes aos processos do escritório, tira cópias e escaneia documentos importantes, enfrenta fila no banco para pagar custas processuais, arquiva documentos, despacha com o juiz, consulta processos, solicita certidões nos cartórios, elabora peças… A lista de tarefas do estagiário de Direito é vasta e muitas vezes a sua mesa ou o escaninho ficam abarrotados de papéis e pastas para tomar providências delegadas pelo chefe. Mas o frescor da juventude e dos conhecimentos adquiridos nos bancos da faculdade, sem falar naquela sua vontade de fazer a diferença na profissão, contagiam todos os demais colegas do local de trabalho com um pouco mais de experiência profissional e de vida, fazendo-os repensar sobre inúmeros aspectos do mundo onde estão inseridos.

E, por aqui, essa rotina não é diferente! Por isso, hoje (18 de agosto) homenageamos a nossa estagiária Edmarin Chaves, estudante do 5º ano de Direito. Bem articulada, dinâmica e comprometida com o trabalho, que está com a cabeça a mil por hora pensando no tão temido ‘Exame da Ordem’. Estamos torcendo por você!

Saiba mais

O estágio de estudantes é regido pela Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, e vale para os estudantes em instituição de educação superior e profissional, ensino médio, além da educação especial e dos anos finais de ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Ele é importante porque visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, auxiliando-os no desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.

Para que seja válido, a lei estipula algumas regras tanto para o contratante como para o estagiário. Dentre elas estão medidas que visam evitar a contratação de estagiários de maneira fraudulenta e outras que buscam assegurar-lhe alguma proteção, como alguns direitos similares aos empregados da iniciativa privada, por exemplo. Porém, a sua eficácia depende da conscientização dos tomadores de serviço e da fiscalização por parte dos órgãos públicos ou instituições responsáveis por isso.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

ATUALIZE-SE:

Acompanhe nossos artigos
sobre o mundo jurídico.

ONDE ESTAMOS:

R. Paulino Corado, 20
6º andar, sala 606
Jd. Santa Teresa | 13211-413
Jundiaí | SP - Brasil