[vc_row][vc_column][vc_column_text]
O substantivo masculino trabalho, de acordo com o Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa, significa: 1. Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim. 2. Atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento. 3. Trabalho (2) remunerado ou assalariado; serviço, emprego. 4. Local onde se exerce essa atividade. 5. Qualquer obra realizada. 6. Lida, labuta. Mas como surgiu o Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio em vários lugares do mundo?
Ele foi o resultado da greve geral iniciada em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos, e que paralisou o país por quatro dias. Organizada pela Federação Americana do Trabalho, a manifestação tinha como principal motivo protestar contra as condições desumanas de trabalho por lá e também na Europa, por causa das jornadas de 13 a 17 horas por dia. Em Chicago, por exemplo, a reivindicação dos trabalhadores era para reduzi-las a 8 horas diárias.
Os fatos marcantes deste movimento ocorreram nos dois últimos dias. No terceiro houve confronto entre trabalhadores e policiais, que terminou com 50 feridos, centenas de presos e seis mortos. No quarto, o manifesto se concentrou na praça Haymarket, onde dezenas de pessoas foram feridas com a explosão de uma bomba e sete morreram, entre manifestantes e policiais. Esses acontecimentos deram origem ao Dia do Trabalho e ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Seus líderes foram presos e responsabilizados pelas mortes, alguns, inclusive, condenados à forca e outros à prisão perpétua.
Já o Dia Mundial do Trabalho foi instituído pela Segunda Internacional (organização sindical) em junho de 1889, na cidade de Paris, como forma de homenagear os trabalhadores mortos na Revolta de Haymarket e para que outros pudessem fazer suas reivindicações. A França foi o primeiro país a legalizar a data, em 1919. Por aqui, adotou-se o 1º de maio como feriado nacional em 1925, pelo então presidente Artur Bernardes. Mas são relatadas comemorações desde 1895. A partir de 1930, na era Getúlio Vargas, o dia era considerado de anúncio de medidas favoráveis aos trabalhadores.
De lá para cá, o mundo evoluiu muito nos aspectos econômicos, sociais, políticos, tecnológicos e legais, mas o dia 1º de maio continua sendo festejado como um dia de luta e de conquistas mundialmente relevantes. No Brasil, as comemorações de maior destaque são organizadas pelas centrais sindicais, reunindo milhares de pessoas, principalmente nas capitais, como em São Paulo. O objetivo é oferecer lazer e entretenimento às famílias, mas também protestar contra alguns governantes e reivindicar melhores condições de trabalho e renda.
Neste ano, todas as atenções e tensões voltam-se à Brasília, onde atualmente tramitam no Congresso Nacional importantes alterações legislativas trabalhistas e previdenciárias que impactarão na vida de boa parcela da população.
A equipe Henrique & Gaspar Sociedade de Advogados parabeniza todos os trabalhadores pela data e espera que se encontrem soluções para a crise econômica e política brasileira, com a retomada do crescimento e a recolocação profissional dos atuais 13 milhões de desempregados.
FOTO: Carro aberto. O presidente Getúlio Vargas durante as comemorações do Dia do trabalho, no Estádio de São Januário Arquivo/01/05/1941 / Agência Nacional-Divulgação
http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/no-dia-do-trabalho-getulio-vargas-jk-reuniam-multidao-em-sao-januario-12350443#ixzz4fZDPOFOP
© 2017.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]