7 de Setembro: Dia da Independência do Brasil

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Por causa do feriado da Independência do Brasil, o expediente no escritório Henrique & Gaspar Sociedade de Advogados encerra-se nesta quinta-feira (6) e retorna ao normal na segunda-feira (10), das 8h30 às 18h. As urgências podem ser encaminhadas aos e-mails: cicero@henriquegaspar.com.br, lilian@henriquegaspar.com.br ou marcio@henriquegaspar.com.br.

Mas por que essa data é tão importante ao país? Após um longo processo de lutas políticas, a independência marcou o fim do domínio da coroa portuguesa sobre o território colonial brasileiro. Dentre outras conquistas, foi possível a elaboração de leis próprias e o não pagamento de altas cargas tributárias a Portugal.

Naquele mesmo ano, Dom Pedro I já havia adotado uma série de medidas que desagradaram à metrópole, como a convocação de uma Assembleia Constituinte, a organização da Marinha de Guerra e a determinação de retorno das tropas de Portugal ao reino. Também ordenou que nenhuma lei de Portugal fosse colocada em vigor sem a sua aprovação, intensificando as disputas políticas.

A proclamação da Independência do Brasil foi declarada pelo príncipe regente D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, na província de São Paulo, durante uma viagem dele de Santos a São Paulo. Em dezembro do mesmo ano ele foi declarado Imperador do Brasil.

Foto: Divulgação

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

ATUALIZE-SE:

Acompanhe nossos artigos
sobre o mundo jurídico.

ONDE ESTAMOS:

R. Paulino Corado, 20
6º andar, sala 606
Jd. Santa Teresa | 13211-413
Jundiaí | SP - Brasil