11 de agosto: Dia do Advogado e do Estudante

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Hoje (11 de agosto) são comemorados o Dia do Advogado e o Dia do Estudante. Mas vamos entender como tudo começou?

A primeira data remete-se ao ano de 1827, quando o imperador D. Pedro I instituiu por decreto as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil: a do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a de Olinda, em Pernambuco. Elas tornaram-se muito importantes ao longo da história, porque formaram diversas gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.

Antes de suas criações, os estudantes que queriam ingressar na área tinham como opção a Faculdade de Coimbra, em Portugal, entre outras na Europa. No entanto, após a Independência do Brasil, os brasileiros passaram a ser oprimidos e hostilizados pelos portugueses, não habituados com a recente autonomia política de nosso país.

Além da data, em algumas regiões do país os advogados também celebram o dia 19 de Maio, Dia de Santo Ivo, padroeiro da categoria. Considerado o advogado dos pobres, o santo viveu de 1253 a 1303 e atuou na França como juiz, principalmente nas cortes civil e eclesiástica. Ivo atuava brilhantemente na mediação de conflitos, conseguindo acordos justos a todas as partes e resolvendo as lides fora da corte.

O dia 11 de agosto também é conhecido pelos acadêmicos de direito como o “Dia do Pendura”, data em que os alunos vão a bares e restaurantes e, ao fim da refeição, discursam e prometem voltar no dia seguinte para o pagamento. A prática começou com os estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, que, a gosto dos próprios donos dos restaurantes próximos da faculdade, faziam suas refeições de graça neste dia. Entretanto, nos últimos anos ela foi reduzida e considerada abusiva pelos comerciantes.

Dia do Estudante

Já o Dia do Estudante foi criado em 1927, por iniciativa do advogado Celso Gand Ley, durante as comemorações do centenário de criação dos cursos de Direito no país. A importância da data ganhou reforço uma década depois, com a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE).

No exterior, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro desde 1941, para homenagear a resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. A data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Estudantes (atual União Internacional dos Estudantes) e faz alusão ao referido movimento que resultou na morte do jovem Jan Opletal, em 11 de novembro de 1939.

O escritório Henrique & Gaspar Sociedade de Advogados parabeniza todos os advogados e estudantes pela data.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

ATUALIZE-SE:

Acompanhe nossos artigos
sobre o mundo jurídico.

ONDE ESTAMOS:

R. Paulino Corado, 20
6º andar, sala 606
Jd. Santa Teresa | 13211-413
Jundiaí | SP - Brasil