[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Por causa dos feriados da Proclamação da República (15) e da Consciência Negra (20), o expediente no escritório Henrique & Gaspar Sociedade de Advogados retornará ao normal no dia 21 (quarta-feira), das 8h30 às 18h. Neste período, as emergências podem ser encaminhadas aos seguintes e-mails: cicero@henriquegaspar.com.br, lilian@henriquegaspar.com.br e marcio@henriquegaspar.com.br.
A Proclamação da República do Brasil foi declarada pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889 e marcou o rompimento dos militares contrários ao governo imperial de Dom Pedro II. Dentre as causas do movimento estão: a desvalorização salarial dos militares após a vitória na Guerra do Paraguai (1864-1870); a interferência do Imperador nas decisões eclesiásticas; a abolição da escravidão em 1888, complicando o relacionamento entre o imperador e os grandes fazendeiros proprietários de escravos; e o impedimento da classe média de participar das decisões políticas e econômicas.
Já o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de Novembro) foi instituído pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, com o objetivo de estimular uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi assassinado por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, em 20 de novembro de 1695. Em 1978, ele tornou-se símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como por direitos que seus descendentes reivindicam até os dias atuais. Dentre as conquistas após a Constituição de 1988 destacam-se algumas leis, como a de preconceito de raça ou cor, a de cotas raciais e a da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]