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A advogada trabalhista Valéria Martins, da equipe H&G Sociedade de Advogados, defende o investimento em metas de sustentabilidade para evitar a greenwashing. “A criação de uma estrutura de metas de sustentabilidade tanto a curto, médio e longo prazo, com a finalidade de verificação quanto ao seu cumprimento, tem se demonstrado uma boa prática das empresas e uma forma de combater a proliferação das empresas greenwashing”, afirma.
Isso porque a sustentabilidade compreende um conjunto de ideias, estratégias e outras atitudes ecologicamente corretas, levando-se em conta, também, sua viabilidade econômica e os aspectos sociais e culturais. “No caso das empresas, o termo está ligado diretamente à responsabilidade social, ou seja, a empresa cuida do planeta, mas também se preocupa com a comunidade e com o meio ambiente onde está inserida”, esclarece.
Como? Realizando ações para ajudar os membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis, investindo na redução da violência e no ensino público de qualidade, por exemplo. “Este tipo de conduta é bem visto aos olhos do público, inclusive sendo utilizada nas áreas comercial e de marketing para alavancar os negócios da empresa. Mas elas devem de fato existir, para evitar problemas como o que ocorreu com a gigante automobilística Volkswagen, nos Estados Unidos, em 2015”, alerta.
Trata-se de um escândalo de emissões de poluentes em motores a diesel, no qual a montadora admitiu que usou um programa de computador em 11 milhões de carros em todo o mundo, para burlar as inspeções governamentais. Os danos à imagem da empresa foram bilionários, mas também aos consumidores e ao meio ambiente.
Ações de sustentabilidade
A sustentabilidade apoia-se em três pilares principais: aspectos ambientais, sociais e econômicos. Mas alguns estudos também consideram os aspectos culturais e tecnológicos. Desta maneira, as empresas podem implementar as seguintes ações de sustentabilidade para evitar o greenwashing:
– Manter preservadas áreas verdes da exploração para fins econômicos;
– Racionalizar e controlar a exploração de recursos minerais (carvão mineral, petróleo, minérios, etc), criando estratégias que permitam o menor impacto possível para o meio ambiente;
– Evitar o desperdício de água;
– Usar fontes de energia renováveis e limpas, como a eólica, hidráulica e geotérmica, por exemplo;
– Realizar a reciclagem e a coleta seletiva de lixo;
– Priorizar a produção de alimentos orgânicos e o consumo de produtos biodegradáveis etc.
Na dúvida, é melhor consultar um profissional habilitado na área, para auxiliá-lo no levantamento das necessidades da empresa, na elaboração e aplicação das metas e no acompanhamento dos resultados.
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